A Ciência de Haeckel Estava Estragada*

*Nota da Tradutora: a expressão “green around the gills” significa “de aparência doentia, pálida, desbotada” (literalmente, “com as guelras esbranquiçadas”, referente ao peixe que não é fresco), por isso, o trocadilho feito pelo autor com as ilustrações de Haeckel fica intraduzível para o português.
Numa tentativa de demonstrar a evolução humana, o paleontólogo Richard Swann Lull incluiu em seu livro a descrição do Dr. Ernst Haeckel sobre os estágios do desenvolvimento progressivo dos vertebrados. Haeckel foi um dos primeiros a se converter ao Darwinismo.
Observe que, em suas ilustrações, nos primeiros estágios do desenvolvimento embrionário de cada organismo há indicações de fendas branquiais… até mesmo em seres humanos. Essa teoria é conhecida como a Lei da Biogenética, a ideia de que os embriões de todos os animais complexos passam pelas mesmas fases de desenvolvimento que as de seus antepassados evolutivos.
Tempos depois, em 1874, um professor alemão de nome Wilhelm His, documentou o fato de que Haeckel tinha adulterado seus desenhos para mostrar fendas branquiais, na tentativa de apoiar a teoria da evolução. Isso, de forma alguma, arrefeceu os evolucionistas darwinianos. Eles continuaram investindo na teoria da lei da Biogenética.
Finalmente, em 1956, na introdução da Everyman à 6ª edição do livro de Darwin, A Origem das Espécies, foi declarado que Haeckel tinha adulterado seus desenhos e que a lei da biogenética, como prova da evolução, não tinha qualquer valor.
Até mesmo o renomado evolucionista Stephen Jay Gould admitiu que Haeckel “exagerou nas semelhanças por idealizações e omissões”.
Na verdade, Ernst Haeckel admitiu seus erros. Sua desculpa? Havia “…centenas de colegas culpados, dentre os quais muitos observadores confiáveis e biólogos respeitados. A grande maioria das figuras nos melhores livros didáticos, tratados e revistas de biologia apresenta o mesmo grau de “falsificação”, pois todas são imprecisas e, de uma forma ou de outra, adulteradas”.
Sim, a ciência de Haeckel estava estragada.
Mais de 130 anos depois de seu trabalho começar a ser questionado, os livros escolares ainda usam desenhos baseados em suas ilustrações falsificadas. A ordem do dia evolucionista atualmente é conquistar a mente vulnerável das crianças com uma falsa ideia sobre ciência.
Enquanto a religião cristã é retirada das escolas, a religião da evolução é consolidada com mais firmeza dentro das salas de aula.

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza