A Galáxia do Redemoinho

Situada na constelação Cães de Caça, encontramos a impressionante Galáxia do Redemoinho, também conhecida como M51.
Este fascinante objeto no céu noturno aparenta ser uma enorme galáxia espiral introduzindo-se em outra muito menor.
A galáxia principal foi descoberta por Charles Messier em 1774; no entanto, sua companheira só foi encontrada em 1781 por Pierre Mechain.
Em 1845, a M51 se tornou o primeiro objeto celeste a ser reconhecido com a forma espiral. Anteriormente não havia telescópios com precisão óptica suficiente para fazer esse tipo de reconhecimento.
A Galáxia do Redemoinho é a mais brilhante do grupo Messier 51, que inclui também a Galáxia do Girassol, a NGC 5023 e a 5229.
Uma supernova é um acontecimento raro de se observar, mesmo dado o número inacreditável de estrelas visíveis no universo. A poderosa energia liberada pela explosão de uma estrela produz um brilho visível a grandes distâncias. No dia 31 de maio de 2011, uma recente supernova foi detectada em M51. Utilizando um grande telescópio de observação de 16” do nosso ministério, consegui tirar algumas fotos logo após a ocorrência. O que você vai ver é a Galáxia do Redemoinho com a supernova em destaque. Esta é uma viagem incrível de 380 bilhões de anos, viajando à velocidade de nossa nave espacial mais rápida!
As Escrituras falam do tempo em que os céus passarão com grande estrondo. É incrível pensar que a magnitude dessas exibições é apenas um vislumbre do infinito poder de Deus.

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza