Óptica Avançada: O Que é Astrofotografia? – David Rives

Astrofotografia é a arte de tirar fotos do espaço. Isso pode ser feito utilizando-se uma câmera ou uma combinação de câmeras, lentes, telescópios, computadores, oculares, software, montagem motorizada, filtros, etc.
Nas próximas semanas, vou falar sobre alguns dos métodos mais avançados que empregamos no Ministério David Rives, mas, por enquanto, vamos dar uma olhada na astrofotografia simples que qualquer pessoa pode curtir com uma DSLR (câmera reflex monobjetiva digital) de qualidade.
O primeiro item necessário é um tripé resistente para sua câmera. Ele pode ser adquirido a custo relativamente baixo em qualquer loja ou catálogo de equipamentos eletrônicos.
Quanto mais alta a qualidade do vidro das lentes da sua câmera, melhor as fotos que você vai tirar. Para esse tipo de fotografia, mais megapixels não significa, necessariamente, melhor qualidade.
Você deve escolher um local escuro, longe das grandes cidades ou metrópoles, onde a poluição luminosa pode ser um problema.
Ajuste corretamente o foco com a câmera no modo manual de foco infinito. Configure o tempo de exposição para variar entre 10 e 30 segundos e regule o sensor ou ISO até obter uma boa imagem.
Tendo estas dicas em mente, você vai se surpreender com as fotos que poderá conseguir sem um telescópio. Mande-nos suas fotos e poderemos apresentar uma de suas imagens na página da galeria de astrofotografia de nossos fãs.

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza