Orion: O Grande Caçador

De acordo com a mitologia grega, Orion, filho de Posseidon, foi cegado por Enopião, e depois procurou Hélio, o deus do sol, para ser curado. Em suas expedições de caça, ele ameaçou matar todos os animais vivos e, posteriormente, suicidou-se com um escorpião gigante. Após sua morte, diz a mitologia que ele foi colocado por Zeus no firmamento como constelação — tornando-se, assim, consagrado no céu como grande caçador.

Na literatura antiga, Homero e Hesíodo se referem a Orion como uma constelação importante, a qual, junto com o sol, era usada para determinar os anos. A constelação era conhecida pelos sírios como Al Jabar, ou o Gigante, e pelos caldeus como Tamuz, que o livro de Ezequiel associa à idolatria que assolou a nação de Israel. Como as estrelas do cinturão da constelação de Orion se elevam acima do horizonte pouco antes do amanhecer, os caldeus começavam o mês com Tamuz. Hoje, Tamuz é o quarto mês do calendário judaico.

A palavra Orion, como encontrada na Bíblia, vem do termo hebraico kesiyl. O livro de Jó fala da Ursa, de Orion, do sete-estrelo (Plêiades) e das recâmaras do Sul (Jó 9:9). No capítulo 38, o Senhor pergunta a Jó: “Ou poderás tu atar as cadeias do Sete-estrelo ou soltar os laços do Órion?” Jó logo percebeu que não dava pra discutir com o Todo-Poderoso.

Dentro da constelação de Orion há uma das nebulosas mais incríveis do céu, a Grande Nebulosa de Orion. Com céu escuro, ela pode ser vista a olho nu como o ponto mais brilhante perto da estrela central da espada de Orion. As estrelas brilhantes do núcleo da nebulosa são conhecidas como o trapézio de onde são lançadas magníficas nuvens de gás a 15 anos-luz de distância em todas as direções.

No livro de Amós, foi dito ao povo de Israel: “procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion”.

Ao testemunhar a grandeza do universo, busquemos o Criador, Jesus Cristo: todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. “O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” (João 1:10-12).

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza