Supernovas

Supernova é uma estrela que chega a um ponto crítico e explode, geralmente num show de luzes espetacular.
Com base na teoria do Big Bang, logo após uma explosão há 14 bilhões de anos, as estrelas começaram a se formar e a explodir regularmente e, quando as primeiras estrelas se tornaram supernovas (ou explodiram), deram origem a uma segunda geração chamada de População II. Quando estas se tornaram supernovas, nasceu uma terceira geração.
O mais interessante é que observamos muito pouca atividade de supernovas. Pouquíssimas estrelas estão realmente explodindo e não existem supernovas em algum lugar próximo o suficiente para produzir os elementos que vemos atualmente. Em maio de 2011, consegui fotografar uma supernova em M51. Este é um acontecimento raro, mesmo se consideramos que M51 pode conter mais de 200 bilhões de estrelas.
Mas o problema é muito mais grave. Não só a explosão de estrelas é relativamente rara, mas os astrônomos também não conseguem encontrar estrelas de primeira geração. Sem elas, estrelas de segunda e terceira geração não podem ser criadas, e mais um aspecto do modelo do Big Bang vai por água abaixo.

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza