Urano — O Gigante Gelado

Em 1781, Sir William Herschel fez uma descoberta que mudaria a astronomia da sua época. Desde a descoberta de quatro novas luas em torno de Saturno, feita por Cassini quase um século antes, nenhum corpo celeste havia sido acrescentado ao sistema solar. Mas o achado de Herschel não foi só mais um satélite planetário, e sim de um planeta inteiro. O planeta Urano.
Urano tem 27 luas conhecidas e uma série de anéis opacos, muito estreitos. Embora esses anéis sejam extremamente difíceis de se ver com telescópios na Terra, William Herschel registrou esta entrada durante uma de suas observações: “22 de fevereiro de 1789: Há suspeita de um anel.”
Sétimo planeta a partir do Sol, Urano tem uma atmosfera composta principalmente de hidrogênio e hélio. Sua temperatura chega a -370 graus Fahrenheit (-223 graus Celsius), tornando-o o planeta mais frio do nosso sistema solar.
Provavelmente uma das características mais incomuns do planeta seja sua inclinação axial de 97 graus. Isso significa que Urano, em sua órbita, parece girar em torno do sol como uma bola gigante. É interessante notar também que ele possui um poderoso campo magnético, o qual está posicionado num ângulo totalmente diferente do seu eixo rotacional. As auroras podem ser vistas em Urano da mesma forma que são vistas na Terra, causadas por partículas solares carregadas que entram pelos polos magnéticos.
O planeta já foi visitado pela sonda espacial Voyager 2 em 1986, mas muito mistério ainda permanece sobre esse estranho gigante azul.

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza