O Eclipse Lunar — Evidência da Terra Esférica em Detrimento da Terra Plana

Quem aprendeu sobre a viagem de Colombo ao Novo Mundo deve se lembrar de alguns detalhes fundamentais da sua época de escola.

Além da frase batida: “Em 1492, o navegador Cristóvão Colombo deu início à sua viagem…”, a maioria de nós talvez se lembre de que Colombo desejava provar ao resto do mundo que a Terra não era plana.

Mas, espere um pouco… essa pequena informação tem fundamento? Uma olhada nos eclipses lunares nos mostra a verdadeira história.

Eclipses lunares ocorrem quando a Terra, o sol e a lua estão alinhados, fazendo a sombra da Terra bloquear a luz da lua.

Os antigos gregos repararam nessa sombra e Aristóteles, que viveu nos anos 300 antes de Cristo, percebeu que, embora alguns de seus contemporâneos acreditassem numa Terra plana, os eclipses lunares eram a chave para mostrar sua verdadeira forma:

“Ou a terra é esférica ou, pelo menos, é de esperar que seja esférica… A evidência dos sentidos corrobora ainda mais isso… Como tal, as formas exibidas pela própria lua a cada mês são dos tipos plano, convexo e côncavo — mas, nos eclipses, o contorno é sempre curvo: e, já que é a interposição da terra que cria o eclipse, a forma desse contorno será causada pela forma da superfície da terra, a qual, portanto, é esférica”.

Sim, a forma esférica da Terra já era conhecida muito tempo antes da época da viagem de Colombo. Cerca de 2.000 anos antes, o profeta Isaias fez referência ao círculo da Terra com o seguinte prefácio: “Acaso, não sabeis? Porventura, não ouvis? Não vos tem sido anunciado desde o princípio? Ou não atentastes para os fundamentos da terra?” (Isaías 40:21).

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza

EMAIL UPDATES

Sign up for David Rives Ministries' Creation Weekly. Breaking news. Science updates. Biblical discoveries. Special offers.

STRENGTHEN YOUR FAITHwith unshakeable evidence

Sign up for David Rives Ministries' inspirational and educational Creation Weekly. Breaking news. Science updates. Special offers. Biblical discoveries.