O Eclipse Lunar — Evidência da Terra Esférica em Detrimento da Terra Plana

Quem aprendeu sobre a viagem de Colombo ao Novo Mundo deve se lembrar de alguns detalhes fundamentais da sua época de escola.

Além da frase batida: “Em 1492, o navegador Cristóvão Colombo deu início à sua viagem…”, a maioria de nós talvez se lembre de que Colombo desejava provar ao resto do mundo que a Terra não era plana.

Mas, espere um pouco… essa pequena informação tem fundamento? Uma olhada nos eclipses lunares nos mostra a verdadeira história.

Eclipses lunares ocorrem quando a Terra, o sol e a lua estão alinhados, fazendo a sombra da Terra bloquear a luz da lua.

Os antigos gregos repararam nessa sombra e Aristóteles, que viveu nos anos 300 antes de Cristo, percebeu que, embora alguns de seus contemporâneos acreditassem numa Terra plana, os eclipses lunares eram a chave para mostrar sua verdadeira forma:

“Ou a terra é esférica ou, pelo menos, é de esperar que seja esférica… A evidência dos sentidos corrobora ainda mais isso… Como tal, as formas exibidas pela própria lua a cada mês são dos tipos plano, convexo e côncavo — mas, nos eclipses, o contorno é sempre curvo: e, já que é a interposição da terra que cria o eclipse, a forma desse contorno será causada pela forma da superfície da terra, a qual, portanto, é esférica”.

Sim, a forma esférica da Terra já era conhecida muito tempo antes da época da viagem de Colombo. Cerca de 2.000 anos antes, o profeta Isaias fez referência ao círculo da Terra com o seguinte prefácio: “Acaso, não sabeis? Porventura, não ouvis? Não vos tem sido anunciado desde o princípio? Ou não atentastes para os fundamentos da terra?” (Isaías 40:21).

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza