Quando em Roma… Mitra, o Deus Misterioso

Em uma de minhas viagens à Itália, tive oportunidade de visitar o porto marítimo da antiga Roma em Ostia Antica. Há poucos quilômetros da costa ficam as ruínas históricas de Ostia.
Antes um porto marinho próspero e movimentado, por onde passava todo comércio industrial de Roma, ainda hoje resta muita coisa dessa importante cidade. Ao longo dos anos o Mediterrâneo tem recuado, tornando o porto inacessível aos navios; no entanto, andando pelo decúmano (via orientada de leste para oeste nas antigas povoações Romanas) ou pisando nas ruínas do templo de Hércules, é fácil imaginar como seriam em sua época.
Espalhados pela cidade há dezenas de mitrários bem preservados, áreas de adoração a Mitra, o misterioso deus persa. Ali, em um mitrário, a divindade é exibida na parede oposta, enquanto bancos de pedra ficam alinhados em ambos os lados do templo.
Um exame mais cuidadoso de alguns símbolos revela representações de signos astrológicos do Zodíaco. Escorpião, Virgem, Peixes… Cada um deles conduzindo para mais perto da placa de pedra do próprio Mitra — o deus do sol, ladeado pela lua e as estrelas.
A Bíblia é bem clara quanto a isso:
“Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles…” (Dt. 4:19)

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza