Sem Forma e Vazia

No que diz respeito a Gênesis 1:2, alguns evolucionistas teístas afirmam que a frase “a terra era sem forma e vazia” se refere a um estado caótico, arruinado, existente há milhões de anos. Essa concepção tem como base as palavras “Tohu” e “Bohu”, as quais foram traduzidas como “sem forma” e “vazia”.
Traduções seletivas dessas palavras hebraicas podem significar: refugo, deserto ou inútil.
Mas a teoria do caos não tem base bíblica, e a ideia não é nova…
Na mitologia grega do século VIII aC, Hesíodo já dizia que a origem do mundo teve início com o caos. Ovídio a descreveu como massa rude e indigesta, onde toda matéria estava congestionada num amontoado disforme.
Esse conceito foi novamente reformulado no misticismo cabalista do século XIII, quando se ensinava que as tentativas anteriores de Deus na criação haviam falhado, deixando um estado caótico e arruinado.
No entanto, quando examinamos o hebraico original encontrado no relato bíblico da criação, percebemos a indicação de um significado muito diferente.
Ao estudar a grande variedade de interpretações para a palavra “tohu”, encontramos definições reveladoras, tais como “lugar vazio”, “ermo” ou “nada”. A palavra “bohu”, traduzida como “vazia”, significa exatamente isso: estar vazia, sem nada.
“No princípio, criou Deus os céus e a terra… e eis que era muito bom.”
Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza