A Coluna Geológica

A Coluna Geológica de Charles Lyell é um princípio bem ensinado da geologia, com gráficos coloridos exibidos em museus naturais do mundo inteiro.
No entanto, a coluna geológica é basicamente um produto da imaginação de Lyell e raramente é vista na natureza. Supostamente, a coluna é um índice geológico de múltiplas camadas datadas pelos fósseis encontrados em cada uma delas. Sendo as camadas inferiores mais antigas, e as camadas depositadas sucessivamente até o topo, mais recentes.
Em outras palavras, se você encontrar trilobitas em determinado estrato deve ser de uma época que remonta há milhões de anos.
O problema é que os fósseis raramente são vistos em uma ordem exata. E não é só isso — as camadas geológicas, em muitos casos, são classificadas pelos fósseis nela encontrados, embora esses fósseis sejam datados usando-se as camadas da coluna geológica — um caso confuso de raciocínio circular que, surpreendentemente, é considerado como ciência.
Lyell zombou da ideia de que “no princípio Deus criou”, e foi ele mesmo que datou as camadas e os fósseis com base, principalmente, na sua imaginação fértil, muito antes da maioria dos atuais processos de datação.

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza