Nosso Planeta Especial: A Zona Galáctica Habitável

Quando olhamos para a vastidão do universo, é fácil pensar que a Terra seja pequena e insignificante. Mas nosso planeta tem algumas características extraordinárias que lhe permitem sobreviver em um universo que, em sua maior parte, é hostil à vida.

A Zona Galáctica Habitável é uma região extremamente segura ocupada pela Terra, sem perigo para a nossa própria existência.

A Via Láctea:

Quando observamos o céu noturno e vemos uma brilhante “faixa” de estrelas de uma ponta a outra dos céus, estamos contemplando a nossa galáxia, a Via Láctea. O termo galáxia vem da palavra grega “gala”, que significa leite. A Via Láctea é uma galáxia espiral composta por um número estimado de 200 a 400 bilhões de estrelas. O nosso sol é umas delas.

A Zona Galáctica Habitável:

Muitos cientistas acreditam que o centro da nossa galáxia é composto por um buraco negro massivo. Se isso for verdade, qualquer objeto perto dessa área corre o perigo de ser engolido e desaparecer para sempre. Se a Terra estivesse situada em uma área próxima ao centro da Via Láctea, a sobrevivência, mesmo por um curto período de tempo, seria bastante improvável.

Por outro lado, os limites exteriores da galáxia também seriam uma ameaça à nossa existência. Nessas regiões, supõe-se que os elementos mais pesados essenciais à vida sejam muito raros — talvez até inexistentes. É interessante notar que a nossa localização, supostamente entre os braços de Sagitário e Perseu da Via Láctea, possibilita à Terra uma existência segura, sem a ameaça das poderosas supernovas, dos buracos negros, de colisões estelares ou deficiências elementares.

Em suma, acontece que estamos na melhor posição possível dentro da nossa galáxia para a existência de vida.

No livro de Isaías está escrito que Deus formou a Terra para ser habitada. Nossa posição na galáxia, sem dúvida alguma, comprova isso.

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza