Óptica Avançada: A Vantagem do Telescópio – David Rives

O olho humano é um órgão poderoso que tem a capacidade de captar milhões de imagens instantâneas e enviá-las para o cérebro para serem analisadas e interpretadas. Tudo isso acontece a tempo de agirmos ou reagirmos de forma quase imediata a determinadas situações.
Mesmo assim, temos conseguido ir além de certas funções do olho humano com instrumentos ópticos que imitam o nosso incrível design.
Um dos exemplos de instrumentos ópticos avançados é o telescópio. Com uma estrutura simples de espelhos e lentes, moldados e espaçados corretamente, ele nos dá a capacidade de ampliar os objetos, ao capturar mais luz do que os nossos olhos são capazes.
Os telescópios permitem que observemos coisas extremamente distantes, desde estrelas fracas e planetas até os confins do Universo. Uma parte do céu, que parece conter apenas umas poucas estrelas a olho nu, torna-se uma exibição magnífica de cor e estrutura.
Uma partícula de luz flutuando no céu se revela um sistema planetário com simetria, satélites orbitantes e anéis espetaculares. À medida que a tecnologia continua a avançar, nossas descobertas continuam a nos surpreender.

Juntem-se a mim nas próximas semanas, quando discutiremos a arte da astrofotografia e a combinação de vários dispositivos ópticos para revelar coisas além da imaginação.

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza