Quem é Messier?

Folheando uma revista de astronomia, podemos encontrar uma foto da bela Messier 42 ou topar com a espetacular Messier 13. Faça uma pesquisa na web sobre galáxias e você poderá ver a Messier 101 ou encontrar a Messier 51. Mas o que é Messier, e o que significa?
Charles Messier foi um francês que viveu de 1730 a 1817. Nascido em Badonviller, França, foi o décimo de doze filhos. Ele descobriu sua paixão por astronomia quando aquilo que é conhecido como o cometa de seis caudas apareceu em 1744.
Em 1751, ele se alistou na Marinha sob a orientação de Joseph Nicolas Delisle, o então astrônomo oficial. Delisle instruiu Messier a manter registro de suas observações. A primeira delas foi o trânsito de Mercúrio, em 1753.
Mas sua realização mais notável foi a compilação de um catálogo com 110 objetos astronômicos que, em sua pequena luneta, pareciam ser mais que uma simples estrela.
Os objetos catalogados por Messier, de M1 a M110, ainda são utilizados por quase todos os astrônomos da atualidade. Vários desses objetos foram descobertos por seu assistente, Pierre Mechain.
O catálogo de Messier não é cientificamente organizado por tipo de objeto ou por localização. No entanto, ele compreende quase todos os exemplos mais espetaculares dos cinco tipos de objetos do céu profundo — nebulosas difusas, nebulosas planetárias, aglomerados abertos, aglomerados globulares e galáxias.
Hoje, com equipamento astronômico de alta tecnologia, podemos observar essas criações fascinantes em pequenos detalhes.
Como diz o apóstolo Paulo: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas…” (Romanos 1:20)
Não temos desculpa… Quando uso telescópios sofisticados e de alta tecnologia para ver a inacreditável majestade dos céus, fico extasiado diante das obras incríveis do Criador.

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza

EMAIL UPDATES

Sign up for David Rives Ministries' Creation Weekly. Breaking news. Science updates. Biblical discoveries. Special offers.

STRENGTHEN YOUR FAITHwith unshakeable evidence

Sign up for David Rives Ministries' inspirational and educational Creation Weekly. Breaking news. Science updates. Special offers. Biblical discoveries.