Estratos Dobrados e Deformados – O Dobramento Geológico e o Dilúvio de Noé

O dobramento geológico é encontrado em toda a terra. Dobras e deformações extremas nas camadas sedimentares, como as descritas aqui, não são incomuns, e muitas vezes podem nos dar pistas sobre sua origem.

Primeiramente, devemos considerar que, muitas vezes, as curvas parecem suaves ao longo da dobra. Pegue um pedaço de madeira compensada. Segure-o com as duas mãos e tente dobrá-lo ao meio.

A primeira coisa que vai notar, dependendo da espessura do compensado, é que é muito difícil dobrá-lo, pois as camadas individuais são coladas e prensadas, formando uma peça sólida.

A segunda coisa que provavelmente você vai notar é que quando ele DOBRA, NÃO é uma dobra suave. Se o seu compensado for igual ao meu, ele vai fraturar, quebrar e lascar quando tentar dobrá-lo. A mesma coisa vale para as rochas. Uma vez estratificadas (ou transformadas em rocha), as camadas sedimentares não irão dobrar com facilidade, mas irão fraturar ao dobrar.

Os efeitos da enchente global da época de Noé, registrada no livro de Gênesis, ainda podem ser vistos na geologia atual, na forma de rochas “deformadas”, dobradas não só pelos efeitos da pressão ou do calor, mas também enquanto tudo ainda estava mole, centenas de metros de estrato… Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souzasedimentos depositados rapidamente no evento catastrófico do dilúvio.