Exegese Bíblica

As Escrituras dizem que, no princípio, Deus criou os céus e a terra em seis dias. A narrativa usa a palavra hebraica “yom” precedida do número de cada dia, esclarecida pela definição “tarde e manhã”.
Por que, então, há cristãos que se satisfazem com uma interpretação liberal dessas passagens, onde são exigidos grandes períodos de tempo para se adaptar à ciência atualmente aceita?
Exegese vem da raiz “guiar”, o que é muito preocupante, pois implica em que tais INTERPRETAÇÕES estão guiando os nossos pensamentos, NÃO a mensagem das Escrituras.
Não sou muito fã de exegese bíblica. Creio que cada passagem da Bíblia deva, em primeiro lugar, ser considerada simplesmente dentro do seu contexto. A Bíblia foi escrita para que qualquer pessoa possa entendê-la, não de forma que só as mentes brilhantes possam interpretá-la.
A Bíblia adverte aqueles que tentam fazer acréscimos às Escrituras e, por isso, muitos professores atualmente explicam e interpretam cada passagem de forma a se encaixar em sua teologia.
Como se isso não bastasse, alguns estudiosos tentam racionalizar suas crenças por meio de divagações metafísicas — e, na metafísica, a imaginação é o limite. Colossenses diz: “Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas” (Cl. 2:9). A palavra traduzida como “enredar” (em português) significa literalmente prender numa rede.
Não, não podemos nos satisfazer com uma interpretação bíblica que se conforma ao pensamento científico atual. Precisamos insistir no uso da PALAVRA DE DEUS — como fundamento para a ciência.
“Toda palavra de Deus é pura” e “As tuas palavras são em tudo verdade — desde o princípio”.

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza

EMAIL UPDATES

Sign up for David Rives Ministries' Creation Weekly. Breaking news. Science updates. Biblical discoveries. Special offers.

STRENGTHEN YOUR FAITHwith unshakeable evidence

Sign up for David Rives Ministries' inspirational and educational Creation Weekly. Breaking news. Science updates. Special offers. Biblical discoveries.