Situada na constelação Cães de Caça, encontramos a impressionante Galáxia do Redemoinho, também conhecida como M51.
Este fascinante objeto no céu noturno aparenta ser uma enorme galáxia espiral introduzindo-se em outra muito menor.
A galáxia principal foi descoberta por Charles Messier em 1774; no entanto, sua companheira só foi encontrada em 1781 por Pierre Mechain.
Em 1845, a M51 se tornou o primeiro objeto celeste a ser reconhecido com a forma espiral. Anteriormente nĂŁo havia telescĂłpios com precisĂŁo Ăłptica suficiente para fazer esse tipo de reconhecimento.
A Galáxia do Redemoinho é a mais brilhante do grupo Messier 51, que inclui também a Galáxia do Girassol, a NGC 5023 e a 5229.
Uma supernova Ă© um acontecimento raro de se observar, mesmo dado o nĂşmero inacreditável de estrelas visĂveis no universo. A poderosa energia liberada pela explosĂŁo de uma estrela produz um brilho visĂvel a grandes distâncias. No dia 31 de maio de 2011, uma recente supernova foi detectada em M51. Utilizando um grande telescĂłpio de observação de 16” do nosso ministĂ©rio, consegui tirar algumas fotos logo apĂłs a ocorrĂŞncia. O que vocĂŞ vai ver Ă© a Galáxia do Redemoinho com a supernova em destaque. Esta Ă© uma viagem incrĂvel de 380 bilhões de anos, viajando Ă velocidade de nossa nave espacial mais rápida!
As Escrituras falam do tempo em que os cĂ©us passarĂŁo com grande estrondo. É incrĂvel pensar que a magnitude dessas exibições Ă© apenas um vislumbre do infinito poder de Deus.
Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza