O Campo Geomagnético da Terra

Sabemos que a Terra é especial e que há fatores que protegem o nosso planeta dos grandes fragmentos vindos do espaço. Além disso, há muitas outras ameaças potencialmente tão devastadoras quanto esta. Uma delas é a radiação cósmica.
Supõe-se que nosso planeta possua um núcleo de ferro líquido. Mas, por que isso tem tanta importância? Porque acreditamos que os campos geomagnéticos sejam produzidos por esse núcleo líquido.
O campo geomagnético que circunda a Terra permite que as nossas bússolas sejam utilizadas como meio de navegação, mas, ainda mais importante, ele age como um escudo para desviar fenômenos perigosos como o vento solar e a radiação cósmica.
Sem esse campo, nosso planeta seria como Mercúrio. Ele seria constantemente varrido pelo vento solar, o que deixaria a Terra estéril, desolada e sem vida.
HÁ vezes em que algumas dessas partículas carregadas do vento solar entram na atmosfera superior da Terra. Isso pode ser observado nas exibições coloridas conhecidas como aurora boreal e aurora austral, ou mais popularmente, as luzes do norte e as luzes do sul.
Embora o vento solar não seja totalmente retido pelo campo geomagnético, este o mantém a uma distância segura, dando-nos mais um exemplo da majestade dos céus e da obra incrível do nosso Criador.

Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza